quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Feira do Bebê e Gestante - BH (4)

Fui na feira, ontem, quarta-feira, pra dar uma olhada nos móveis e conversar com pessoas da maternidade que o médico me indicou.
Aproveitei e participei de uma palestra sobre aleitamento materno e curti bastante.
A palestrante, Dra. Cleonice Liboreiro Motta Ferrari, do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno, foi impecável e apesar de chover no molhado pra mim, que dei de mamar por tanto tempo, percebi que suas dicas foram muito válidas para as outras mamães.
Uma das coisas que Cleonice falou e que eu fiquei com vontade de dividir com vocês é sobre o ato de amamentar não ser instintivo. A gente não nasce sabendo amamentar e muitos bebês não sabem mamar também. Precisamos aprender! O problema é que muita gente não sabe disso e vem com aquele papo do leite que acabou, do leite fraco.
Em primeiro lugar, é bom que se saiba que não existe leite humano fraco. O ´leite materno contém tudas as substâncias que o bebê pode precisar e inclusive uma "dosagem" de anticorpos da mãe. Ele não precisa nem beber água nos 6 primeiros meses. Apenas mamar basta. Depois, pode-se iniciar a introdução de outros líquidos e alimentos à criança, mas é importante que seu primeiro semestre de vida seja a base de leite materno e nada mais.
Outra coisa positiva é que está comprovado que crianças que mamam são mais inteligentes do que as que não mamam. Isso não quer dizer que o bebê que não mamou é burro ou está fadado a ser um boboquinha... claro que não!

Achei algumas informações relevantes no site de uma ong portuguesa de incentivo ao aleitamento. Vejamos:

Vantagens para o bebê

  • Melhora o desenvolvimento mental do bebê;
  • É mais facilmente digerido;
  • Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e precoce, entre a mãe e a criança, designada tecnicamente por vínculo afetivo. Atualmente, sabe-se que um vínculo afetivo sólido facilita o desenvolvimento da criança e o seu relacionamento com as outras pessoas;
  • O ato de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.
 Vantagens para a mamãe

  • A mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa;
  • Amamentar faz queimar calorias e por isso ajuda a mulher a voltar, mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar;
  • Ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente;
  • A perda de sangue depois do parto acaba mais cedo;
  • A amamentação protege do cancro da mama que surge antes da menopausa;
  • A amamentação protege do cancro do ovário;
  • A amamentação protege da osteoporose;
  • A amamentação exclusiva protege da anemia (deficiência de ferro). As mulheres que amamentam demoram mais tempo para ter menstruações, por isso as suas reservas de ferro não diminuem com a hemorragia mensal;
  • Amamentar é muito prático! Não é necessário esterilizar e preparar mamadeiras. Não é necessário levantar-se de noite para preparar o gagau.
Fonte: leitematerno.org

Então, gente, o que acham?
Eu particularmente posso dar meu testemunho de que amamentar é uma dádiva. Seja pelo contato físico entre mãe e bebê, seja por todos os benefícios que nos traz.
Quando tive Rafa, estava com 67 quilos. Com a amamentação, em poucas semanas cheguei a pesar 49 quilos. Depois que introduzi outros alimentos e suspendi as mamadas, meu peso subiu para 60 quilos.

=) Melhor que Spa! (=

É importante, mamães, que vocês se sintam bem e que procurem ajuda caso não estejam conseguindo amamentar por algum motivo. Esqueçam aquelas visitas que aparecem na sua casa e colocam defeito em tudo, inclusive no seu leite ou no ganho de peso do bebê.  Seu leite é bom e ponto final. Acreditem mais em si mesmas e esqueçam o que outras pessoas falam. Lembrem que essas pessoas que dão pitacos errados, na maioria das vezes são aquelas que colocavam moedas no umbigo da criança pra cicatrizar. Onde já se viu isso?? E você ainda vai dar ouvidos a alguém que fazia isso?

Boa sorte a todas e em caso de dúvidas ou se precisarem de ajuda para poder amamentar, deixo alguns contatos que peguei na feira:

CIAMA - Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno
Hospital Vila da Serra
(31) 3228-8223

Colo de mãe
Av. do Contorno, 6777. Santo Antônio. Belo Horizonte.
(31) 32937268

Em Recife:
Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas (sugestão... tem 14 blh no total)
Avenida Professor Moraes rego, s/n, - UFPE
Cidade Universitária - RECIFE / PE
Telefone: 81-2126-3727

Visite também:
www.fiocruz.br/redeblh e ache um centro público pertinho de você! 

Beijos!!!!

2 comentários:

  1. tava com saudades dos seus posts! Olha. dá muito de mamar pra perder peso rapidão, hein? lembro bem que tu ficasse feito aquele vilão de chaves: TRIPA SECA! hshshshs

    te amo

    mona

    ResponderExcluir
  2. E' mesmo. Amamentacao nao tem defeito algum

    Muitos sucessos!

    E nao escutar ninguem e' a palavra chave. Uma vez veio uma mae (!!! Burra) perguntar se fizeram um teste no meu leite pra ver se tinha vitaminas suficiente. Olhheeeeeeee.

    ResponderExcluir

Curtiu esse post? Comente!!