Resolvi seguir algumas orientações da médica e troquei a maioria das porcarias que eu costumava comprar por frutas e verduras frescas. Minha geladeira parece um galpão da ceasa.
Mudei tão radicalmente, que até as guloseimas da hora do lanche foram substituídas por coisas naturais.
Ontem, Rafa me pediu uma coisinha doce e prontamente, resolvi fazer com que ele curtisse cozinhar e ainda comesse algo de onde a gente sabe a procedência. Fizemos Mousse de Maracujá e é isso que quero partilhar com vocês, colegas leitores.
Mousse de Maracujá do Rafa e do Scooby
Ingredientes
2 maracujás médios
1 lata de leite condensado (ou caixa - pra criança é mais divertido)
1 envelope de gelatina sem sabor.
Modo de preparo
Corte os maracujás e dê para seu filho raspar com uma colher, despejando aqueles gominhos e sementes dentro do liquidificador, junto com um pouquinho de água. Bata por alguns segundos e mostre pra criança os pontinhos pretos no suco. Pergunte como farão para tirar os pontinhos... aceite sugestões!
Passe o suco numa peneira, ou num pano limpo, e separe-o das sementinhas partidas.
Devolva o suco ao liquidificador e adicione a caixa de leite condensado. Deixe seu filho espremer a caixinha e elogie sua desenvoltura culinária. Bata tudo e reserve.
Agora, em uma panelinha, adicione 5 colheres de sopa de água fria e umedeça a gelatina. Leve ao fogo baixo e veja ela derreter. Jogue a gelatina na mistura de suco e leite condensado e bata tudo por alguns segundos. Coloque em uma vasilha bonitinha ou em potinhos individuais e leve ao refrigerador. Em pouco tempo vai estar uma delícia.
Gente! Não se preocupem com seu filho na cozinha. Meu ex-companheiro era um babaca de marca maior nesse setor e achava que homem não devia ajudar nas tarefas de casa, nem na cozinha, nem lavar roupa porque era tarefa de mulher.
Pessoal, o século XXI é totalmente diferente. Nós mulheres somos independentes e babacas como meu ex vão continuar sendo sempre o ex de alguém por causa desse pensamento retrógrado. Tenho certeza que nenhuma de nós queremos nossos filhos morando sozinhos em chiqueiros porque não sabem fazer nada e estão esperando a namorada vir socorrer. Ela provavelmente vai estar ocupada demais com a própria vida para se lembrar de cuidar de um marmanjão barbudo de quem ela só quer sexo de graça e alguma companhia.
Por isso, se vocês ainda estão no tempo da Amelice, parem com isso e incentivem as crianças a serem independentes.
Meu filho tem quatro anos e é um super ajudante. Tem tarefas fixas dentro de casa (como manter o quarto e os brinquedos arrumados e colocar o lixo pra fora), mas está sempre disposto a me ajudar... até porque às vezes ele quer brincar comigo e eu não posso por estar arrumando a casa. Então ele se oferece pra lavar a louça, lavar o banheiro, a cozinha... e eu deixo. No fim das contas, a ajuda dele atrapalha mais do que ajuda de verdade, mas a gente se diverte. Tomamos banho juntos enquanto lavamos o banheiro, escorregamos no chão da cozinha e eu tenho que ficar fiscalizando enquanto ele lava a louça.
Digo isso desde que Rafa era um bebê: crio meu filho pra vida, não é pra mim, não! =)
Esta certissima. Nao suporto macho que nao faz nada, e tem mulher que incentiva ele mesmo a ser assim. Aqui em casa todos trabalham, e vai no Canada pra ver, homem que nao faz nada em casa nao eh bem vista na sociedade.
ResponderExcluirBravo!!!
ResponderExcluirO que falta nos lares "modernos" é disciplina. Por isso tanta gente(tanto meninos como meninas) apalermada e perdida na hora da independência.
Parabéns!!!!
É por isso que eu sou seu fã! Sempre vi em vc uma mãe sem exageros, capaz de incentivar inteligência e independência desde bebê!
ResponderExcluirSaudade! O blog está ótimo. Zé Alexandre.
Zééééééé!!!
ResponderExcluirEssa parada de rede social atinge todo mundo! Que bom que vc leu!!
A todos, obrigada pelos comentários!
Rafa é a criança mais educada que eu conheço!
ResponderExcluirÉ um exemplo a ser seguido.
bju
Ana Paula