Quem quiser que fique com raiva, mas esse blog é meu espaço para me manifestar a respeito das coisas que eu acredito e existem alguns assuntos polêmicos que acabam me fazendo parecer um ser de outro planeta quando expresso minha opinião. O primeiro assunto, sem dúvida é o tipo de parto.
Algumas pessoas não acreditam como eu pude optar, em pleno século XXI, por ter meu primeiro filho através de parto normal... acham uma regressão. Gente, se o parto normal fosse ANORMAL, não seria chamado de normal.
Eu fiquei surpresa quando minha médica veio me perguntar como eu gostaria de ter o bebê... na minha cabeça, a intervenção através de uma cesariana só deveria ser usada no caso de haver algum problema, ou sofrimento fetal, ou riscos para a mãe... mas não é assim. Aqui no Brasil, se a mulher tem medinho da dor agenda uma cesariana. Se tem vergonha de ficar pelada, agenda uma cesariana. Quanto provincianismo!
Talvez o grande problema para todo esse imaginário de sofrimento e horror que representa o parto normal seja a mídia. Apesar de ter tomado minha decisão baseada no bom andamento do meu pré-natal e de me sentir preparada fisicamente para ter meu bebê de maneira natural, confesso que novelas e filmes me mostravam que não seria fácil: 200 horas de trabalho de parto, gritos, chororô, suor e dor, muita dor. Eu mudava o canal se alguma cena de parto me perturbasse. Não poderia ser assim.
Para meu consolo, nasci de parto normal e minha mãe sempre me disse que a experiência de meu nascimento foi melhor do que a cesariana da minha irmã. Isso me tranquilizou.
Vejam bem, eu não posso dizer "dessa água não beberei" e negar que algum dia eu aceite me submeter a uma cesariana, mas minha primeira opção é ser natural, é ser normal.
Eu acho de uma imbecilidade gigantesca que ainda existam mulheres que achem que o parto normal é coisa de gente pobrezinha, que não podia pagar uma cirurgia. Quando respondi a minha médica que faria o parto normal se estivesse tudo bem comigo e com o bebê ela deixou soltar que seria o segundo parto normal dela de 2005 pois todos os outros foram cesáreas. E meu filho nasceu em dezembro!!! 2 partos normais contra uma infinidade de outras cesarianas em um ano. Isso é absurdo!
Acho que por mais que estejamos avançados tecnologicamente, não podemos esquecer que somos em nosso âmago, animais. Animais que evoluíram, que se adaptaram ao meio ambiente, mas que ainda são animais. Eu não imagino uma mulher das cavernas abrindo a barriga com uma pedra lascada para tirar um filho. E se tantos partos ocorreram naturalmente desde então não entendo porque nos comportamos como aliens que não deixam a natureza agir. No fundo, somos só animais.
Beta, eu condordo com você. Eu não tenho filhos ainda, mas quando eu os tiver, vou priorizar o parto normal. Somente se eu não tiver condiçoes é que vou me submeter à cesariana.
ResponderExcluirTá certinha viu, prima! Você tem meu apoio!
Bjocas
Obrigada, Cau, pelo apoio!! Fiquei muito feliz de vc ter lido! Beijocas gigantes!!
ResponderExcluirAcho que o grande lance tmb (que acaba sendo velado) é que o parto normal "arromba" a xoxota da mulher e ela fica folote pra fazer sexo depois. Mas como tá dizendo ali, a galera dá uma costurada na parada pra ficar tudo certinho. Eu não quero ter filhos, mas se por ventura acontecer, eu quero que ele nasça do canto onde for mais tranquilo. xoxota ou barriga, o que for melhor.
ResponderExcluirVou falar da minha experiencia.
ResponderExcluirSou a favor do parto normal, nunca passou na minha cabeca em fazer cesarea. E como meu filho nasceu no canada, eles incentivam bastante a fazer naturalmente. Vi que eles incentivam tanto, que, meu deus do ceu, eu passri TRES dias em trabalho de parto e eles nem sequer propuseram de tentar abrir. Eles viram la eu morrendo de dor, que nao aguentava mais, e mandavam pra casa pq nao estava dilatada. EU pedia pra morrer, pois meu corpo nao respondia ao parto, e ele ja estava com mais de 9 meses e dez dias dentro.
Usaram a epidural, nao funcionou, metade do corpo ficou sentindo muita dor, tiveram que usar o forceps, hormonios e eles q estouraram bolsa. Foi terrivel o parto, mas achei que como toda mulher que se preze, deve tentar o natural. Meu coracao tava ate tendo dificuldades de bater q usaram o forceps. Tambem passei duas horas empurrando pra nada.
Esse papo de xoxota afolotada eh coisa de mulher baixa, puta de marido, e tem gente com formacao e tudo mais, e preocupada e veio com aquela pergunta { e ai, ficou grandona nao?
E eu respondi, voce que estudou tanto, eh de familia rica deveria saber.
Mas no fim sobrevivi e vi que foi a melhor opcao. Mas juro, na hora pedia pra morrer. Tres dias foi sofrimento demais, mas fui teimosa pq o povo ficava, tu tao magrinha, vai morrer, parece que foi praga.
Mas BOA SORTE e espero que o seu seja maravilhoso. Se prepare, fazendo exercicios ( eu fazia nada) que dara super certo.
Não tenho filhos, mas não sou de levantar nenhuma bandeira quanto a esse assunto de parto. O que for melhor pro bebê, e pra mãe tb né galera? afinal é de nós q tamos falando.... q seja....
ResponderExcluirFora a recuperacao, é super the flash! SO tive que tomar umas pilulas de ferro pois perdi muito sangue! Mais é Super saudavel e o meu filho ate hoje ta com saude nota mil!
ResponderExcluirFaca natural se correr tudo bem até o final e muitos exercicios fisicos. Cada corpo eh cada corpo, tem gente que o bebe sai na maior tranquilidade!
É verdade! Concordo com vcs, meninas! Não é pra deixar ninguém passar por 3000 horas de trabalho de parto ou morrer em decorrência disso... é só pra ser natural caso não haja nenhum problema! =)
ResponderExcluirAgora cada caso eh cada caso, eu nao tinha como saber q iria ficar 3 Dias em trabalho de parto, nem eles. E nao fizeram cesarea pq, segundo eles, o bebe ja estava com a cabeca no canal, esse foi o caso.
ResponderExcluirSao complicacoes que aparecem na hora, nao tem como saber. Me expliquei mal.
ResponderExcluir